Gripe do Porco o Novo vírus: Gripe suína

PARIS, França (AFP) – A gripe suína, que infectou centenas de pessoas nos Estados Unidos e no México, onde deixou 57 mortos, segundo a OMS, é uma doença respiratória que afeta os porcos, mas é transmissível ao ser humano, e suscitar temores de uma pandemia.
PUBLICIDADE

A gripe suína, um vírus gripal do tipo A, pode se expandir de maneira muito rápida.

Como entre os humanos, os vírus da gripe mudam continuamente no porco. Agora, os porcos têm, em suas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus influenza suínos, humanos e aviários.

gripe suina

Os porcos se tornam então “recipientes de misturas” ou “crisóis” que favorecem o surgimento de novos vírus gripais, por meio de recombinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas.

Esse tipo de vírus híbrido pode provocar o surgimento de um novo vírus da gripe, que seja tão virulento quanto a gripe aviária, e tão transmissível quanto a gripe humana.

Esse vírus, que o sistema imunológico humano desconhece, poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.

Diferentes subtipos de vírus suínos surgiram ao longo dos anos: H1N1 (isolados recentemente), H1N2, H3N2 e H3N1.

Segundo o Ministério mexicano da Saúde, laboratórios canadenses e norte-americanos confirmaram que a epidemia humana se devia a “um novo vírus influenza”.

A gripe do porco é transmitida de maneira ocasional para o ser humano, em geral para pessoas que estiveram em contato com esses animais, mas existem casos de transmissões entre humanos.

Nos Estados Unidos, foram registradas duas mortes em 1976 e em 1988.

Os Centros de Controle de Doenças Americanos (CDC) informaram em 17 de abril a respeito de dois casos de crianças infectadas, uma de 9 e outra de 10 anos, que não haviam tido contato com porcos.

A origem desses casos são vírus parecidos, com uma combinação genética única até então, e que nunca foi descrita entre os vírus suínos e humanos nos Estados Unidos nem em outro lugar, segundo o Centro de Controle de Doenças europeu. Os Estados Unidos registraram um total de cinco casos (na Califórnia e no Texas).

A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína.

O consumo de carne de porco não representa um risco, porque a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias, ressaltou o CDC.

Fonte:Yahoo


Compartilhe com seus amigos:

Tem Alguma dúvida? Utilize o Dica Fácil Respostas

13 Comentários, deixe o seu também! »

Deixe seu comentário