Motor aspirado. O que é?

O motor aspirado, é o nome dado aos motores que tem uma preparação que aumenta a capacidade de admissão de mistura ar-combustível de um motor atmosférico (sem compressor), a partir do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível.

Ou seja, o motor aspirado “aspira” maior quantidade de ar, sem nenhum tipo de turbo ou compressor. O ar é aspirado pelo movimento normal de descida do pistão, que cria uma pressão menor que a atmosférica na câmara de combustão. Essa diferença de pressão é a responsável pelo enchimento dos cilindros.

motor aspirado

Por exemplo, pode-se utilizar carburador(es) maior(es), filtros de ar de maior vazão, coletores de admissão que facilitem a admissão de mistura, isso para alterar o levantamento e o tempo de abertura das válvulas. O uso de válvulas maiores, além de molas de maior pressão que evitam flutuação em altas rotações, é muito apreciado na preparação aspirada. O aumento da taxa de compressão é benéfico, tanto no que diz respeito ao aumento do torque disponível quanto no consumo e emissão de poluentes.

Fonte: Wikipédia


Compartilhe com seus amigos:

Tem Alguma dúvida? Utilize o Dica Fácil Respostas

1 Comentário, deixe o seu também! »

  1. ótimo post continuem assim

    Comment by Mario — 8 de December de 2011 #

Deixe seu comentário